Projectwork

Projectwork
Mr Lypy

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MY DAILY ROUTINE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ECOVAM – ESCOLA CENTRO DE ORIENTAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE E MULHER

Prof: EURÍPEDES GARCIA BATISTA Blog: http://ecovambrasil.blogspot.com
Série: 9º ano                                    e-mail: mrlypy@hotmail.com
Data: fevereiro a março


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

I – Conteúdos

Gênero discursivo:

ü      Rotina diária;
ü      Leitura e produção  oral e escrita;
ü      Produção escrita de slide no aplicativo PowerPoint;
ü      Ensino de estratégias de leitura.


Características e marcas linguísticas do gênero:

Presente simples,  Advérbios de frequência, Usos dos verbos auxiliares Do e Does em perguntas e Pronomes interrogativos.


II – AULAS PREVISTAS

ü     10 aulas


III - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ø      Pesquisar na Internet sobre rotina diária em inglês a fim de ativar o conhecimento prévio sobre o gênero rotina diária;
Ø      Aprender a usar o aplicativo PowerPoint para produção de um slide com o texto sobre a sua rotina diária e a rotina diária de sua família;
Ø      Ler textos diversificados sobre a rotina diária em primeira e terceira pessoa do singular;
Ø      Fazer uso de diferentes estratégias de leitura para compreender os textos trabalhados;






IV – RECUSROS DIDÀTICOS:

ü      Lousa digital; cadernos, lápis, canetas, dicionários, computador, internet, livro didático, câmera digital e aplicativo Windows Movie Maker e PowerPoint.



V- DIAGNÓSTICO  DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Atividade I.

Ø      Reconhecer texto sobre a rotina diária em Português;
Ø      Reconhecer advérbios de freqüência em Português;
Ø      Reconhecer a estrutura de  formação de frases em Português no presente.
(Suj+adv+verbo+complemento)

v     Leitura de um texto sobre rotina diária em inglês;
v     Reconhecer os advérbios de freqüência em inglês;
v     Reconhecer a estrutura de formação de frases em inglês no presente simples ( A mesma estrutura do Português)
(Suj+adv+verbo+complemento)

Aulas previstas: 1 aula de 50´

Expectativa de ensino e aprendizagem:

ü      Usar conhecimento prévio e vocabulário já estudado para ler textos em primeira e terceira pessoa sobre o gênero: rotina diária.
ü      Discutir em pares sobre a sua rotina diária e o vocabulário usado nos textos;
ü      Leitura em voz alta na lousa digital objetivando trabalhar a pronuncia e estudo da gramática e vocabulário do gênero em questão. (Simple Present / adverbs of frequency)
ü      Apresentação de aula usando o aplicativo PowerPoint para ilustrar o uso e pronuncia dos advérbios de frequência.








AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

  1. Atividade II - Ler o texto sobre a rotina diária de: Leila from Brazil
  2. Aula prevista:  uma aula de 50 minutos.

EXPECTATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM

·         Identificar e entender os significados dos verbos e advérbios do texto;
·         Usar  a preposição ´´at´´ antes de horas;
·         Revisar as horas;
·         Revisar os dias da semana;
·         Fazer uso  de pré-leitura, leitura e pós leitura dos textos trabalhados,
·         Usar as marcas tipográficas  presentes no texto tais como as figuras que descrevem as ações no texto para melhor compreendê-lo sem  precisar fazer uso de tradução;
·         Fazer uso de palavras transparentes e uso sufixos e afixos para compreender o vocabulário.



Fazer leitura do texto: A Typical Day

o       Pré-leitura:
Na atividade de pré-leitura discutiremos o título do texto e os alunos trabalhão em pares para discutirem sobre seu typical Day. Ou seja, discutirão novamente sobre a sua rotina diária.
o       Leitura
Durante a leitura os alunos fazem um skimming to texto e colocamos algumas frases que descrevem a rotina diária na lousa. Os alunos trabalham em pares e discutem os significados das palavras que não conhecem. O professor elícita dos alunos essas palavras e trabalha a pronuncia e significado na lousa.
o       Pós-Leitura
Os alunos trabalham em pares, lêem o texto e fazem um scanning to texto procurando por  informações para responder as perguntas de compreensão do texto.
Trabalha um exercícios de múltipla escolha onde tem que responder ( T ) ou ( F ) para as alternativas.
Faz uma atividade onde eles têm que relacionar marcas tipográficas as frases do texto.





DIAGNÓSTICO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIO


Atividade 1: Aprendendo sobre uma rotina diária.
Aula Prevista: 1 aula

Expectativa de ensino e aprendizagem:

o       Discutir oralmente sobre uma rotina diária dos alunos.
o       Discutir  o tipo de linguagem usada para descrever uma rotina diária. Mostrar frases descrevendo uma rotina diária em inglês e ou Português na lousa digital.
v     Apresentar um texto com figuras e frases sobre a rotina diária de uma pessoa.
v     Apresentar aula na lousa explicitando os usos do presente simples e advérbios de frequência;
v     Desenvolver atividades de leitura e compreensão de textos sobre a rotina diária;
v     Expor na lousa as frases desenvolvidas pelos alunos.

SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS


Atividade 2: Discutir em pares e produzir um texto sobre a sua rotina diária
Aulas previstas: 2 aulas de 50´
Expectativas de ensino aprendizagem:

  1. Fazer uso  apropriado das estruturas linguísticas e vocabulário para produzir um  texto sobre o gênero rotina diária;
  2. Produzir um texto sobre a rotina diária de um membro da família;

Atividade: 3 Reescrever os textos e produzir slides da sua rotina diária no PowerPoint

Aula Prevista:  2 aulas.
Expectativa de ensino aprendizagem:

       I.      Usar o aplicativo PowerPoint para produzir um slide sobre sua rotina diária.
     II.      Enviar o Slide com o texto para o blog da escola ou para o correio eletrônico do professor.

Atividade 4:

  1. divulgação do material produzido via webpage
  2. Enviar a produção escrita para uma professora  na Rússia.

Aulas previstas: 1 aula.




Avaliação:

                   i.            Avaliar participação e cooperação dos alunos durante as fases do projeto;
                 ii.            Entrega de atividades e tarefas de casa nas datas estabelecidas;
              iii.            Prova escrita sobre o conteúdo trabalhado.


REFERÊNCIAS:

Sequências didáticas - Convite à ação: Línguas estrangeiras. In: Reorientação Curricular do 6º ao 9º ano. Currículo em Debate. Caderno 6.8, 6.8.2. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Goiânia, 2009.





Nenhum comentário:

Postar um comentário